Gostei dessa coisa de lista... Tempos atrás achei uma interessante, sobre os vinte maiores Crazy Bastards do cinema (legal!!!), ai ela ficou um tempão guardada no favoritos, agora segue a minha.

10º Lugar: Norman Bates (Psicose - 1960)
O cara fingia que era a mãe, guardava o cadáver dela em casa, matava loiras gostosas no chuveiro, tinha um hotel no meio do nada... Vai, merece estar nessa lista. Pelas mãos do mestre Alfred Hitchcock, Antony Perkins encarnou o psicopata com maestria. A atuação do cara é tão impactante aqui que fica difícil não ser simpático ao personagem no início e lá pelo final odiá-lo. Fodástico mesmo. Vamos à uma pequena aula de história do cinema. Psicose em 1960 causou estardalhaço e até hoje é um filme impactante (não acho que é o melhor do mestre Alfred, mas muitos o consideram). Psicose teve três sequências, incluindo uma volta ao passado do atormentado personagem, claro que nenhuma chega aos pés do original. Em 1998 ganhou um remake pelas mãos do aclamado diretor Gus Van Sant, o cara, não satisfeito em fazer um remake, usou a mesma decupagem que Hitchcock usou em 60, que coisa feia!!! Antony Perkins ficou marcado pelo personagem e nunca fez mais nada de relevante.

9º Lugar: Hannibal Lecter (Silêncio dos Inocentes 1991)
Esse é doidão mesmo. O cara é canibal, superinteligente, fino, um assassino frio, etc e tal. Uma cena que eu nunca vou esquecer é quando ele fala para Clarice do recenseador... Genial. Claro qeu o intérprete mais famoso do personagem é Sir. Anthony Hopkins, mas, vocês sabiam que em 1986 uma versão de Red Dragon chegou às telonas? Esse de 86 tem como nome Manhunter e direção de Michael Mann (o mesmo de Miami Vice e Heat), William Petersen no papel que foi de Edward Norton na versão de 2002 e Brian Cox como o infame doutor Lecter, aqui com o nome Lecktor.
Lecter apareceu também em Hannibal de 2001 (um dos trabalhos menos legais de Ridley Scott) e, no já citado, Dragão Vermelho de 2002 (única coisa que presta na filmografia de Brett Ratner).
O cara merece estar na minha lista.

8º Lugar: Walter Sobchak (O Grande Lebowski 1998)
John Goodman é mesmo um cara grande, agora, imagina ele tirando uma .45 em pleno campeonato de boliche, destruindo o carro de um cara que não tinha nada a ver com nada, jogando as cinzas de um amigo na cara de outro, e por ai vai, sem contar que o cara acha que é judeu...
Essas e mais outras loucuras fazem com que Walter emplaque o número oito na minha lista.

7º Leatherface (O Massacre da Serra Elétrica 1974)
Inspirado em dois maníacos da vida real, o personagem icônico da série, Massacre da Serra Elétrica me marca por vários motivos, vamos a eles: Ele usa uma máscara feita de pele humana, é canibal, tem uma das famílias mais desajustadas de toda a história do cinema, sem contar que sempre serra ao meio umas hippiezinhas gostosas.
O Massacre da Serra Elétrica teve muitas continuações, nenhuma que preste. Teve também um remake e uma continuação desse remake, que estéticamente são interessantes.
Numa das continuações do original, a de 1990, Massacre da Serra Elétrica III tem ninguém menos que Viggo Mortensen em épocas pré Senhor dos Anéis. Numa outra a de 1994, Massacre da Serra Elétrica: O retorno, tem os ilustres Mattew McConaughey e Renée Zellweger.
O Massacre da Serra Elétrica é icônico no que diz respeito à crueldade no cinema. É um filme duro e foi banido de diversos lugares na época do lançamento, muito graças ao número sete dessa lista.

6º Lugar: Otis B. Driftwood e Baby Firefly (House of 1000 corpses 2003 e Devil´s Reject 2005)
Vamos primeiro falar do irmão. O cara é doidão mesmo! Sem barba , depois barbudão, persegue cheerleaders com saias curtinhas pelo mato, cruza o oeste norte americano com a mesma camiseta, bebe uisque como se fosse água... Um psicopata completo.
A mente de Rob Zombie é a culpada por ele. O roqueiro/cineasta criou o cara, e a família dele, para o filme House of 1000 corpses. Um longa de horror interessante, depois o cara apareceu em The Devil´s Reject. E tá bom. Quer saber, antes não fazer mais nada com o personagem do que ficar por ai fazendo sequências e mais sequências.
Agora a gostosa da Baby Firefly. Irmã de Otis ela é na verdade Sheri Moon Zombie, esposa de Rob Zombie, criador dos personagens. A menina é doida de varrer. Dorme com cadáveres de menininhas (as mesmas cheerleaders que o irmão dela adora matar), usa uma calça com cintura tão baixa que dá até pra ver o sol por ela... Uma doida de verdade mesmo.

5º Lugar: Casal Knox (Assassinos por Natureza 1994)
O casal vivido pela estranha Juliette Lewis e Woody Harrelson me ganhou um ano depois da estréia do filme nos cinemas. Filme enrolado. Escrito por Tarantino, o roteiro foi comprado por uns produtors, o cara precisava comer na época, ai foi parar nas mãos de Oliver Stone que, segundo Tarantino, matou seu filme, não era nada disso que ele queria. Mas, o filme é legal. O que mais me chama atenção nele é sim Casal Knox, doidos mesmo. Matam a família da menina, tocam o rebú numa cadeia, viram ícones pop, sequestram Robert Downey Jr... e por ai vai.

3º Lugar: Mr. Blonde / Vic Vega (Cães de Aluguel 1992)
Obra de Tarantino. Cães de Aluguel, o priemeiro filme do falastrão cocainado do mestre do cinema da reinvenção. Quentin Tarantino teve um início de carreira duro. Fez seu primeiro filme com muita pouca grana e nas próprias palavras do cara é uma das maiores enganações do cinema, valo sobre isso daqui a pouco.
Mr. Blonde é um cara psicótico mesmo. Hora está rindo, outra arrancando orelhas de políciais por puro sadismo. Um psicopata nato e melhor papel de Michael Madsen. A cena que marca o como esse cara é doido é a cena da tortura mesmo. Num plano seqüência de tirar o fôlego, Tarantino nos guia por essa cena de puro sadismo sem mostrar o ato em sí, o que causa mais pânico e nervoso no público.
Voltando a falar de Tarantino, se você não sabe escrevi uma tese sobre a obra do cara como monografia... enfim. Cães de Aluguel custou meio milhão de dólar, isso graças ao ator Harvey Keitel que ajudou a alavancar o longa. Tarantino já havia passado por duas decepções profissionais antes, Amor à queima roupa, de Tony Scott, e do já citado Assassinos por Natureza, de Oliver Stone. Esses dois filmes tiveram seus roteiros comprados por estúdios que não deixaram Tarantino dirigir, ai veio Cães de Aluguel. Ele lutou tanto pelo filme que aceitaram deixar ele dirigir... Foi o maior estardalhaço na época, e ainda é.
Como disse lá no início, Tarantino diz até hoje que é o maior enganador do cinema por causa desse filme, repare: é um filme de ação, sem ação; é um filme de assalta, sem mostrar o assalto; rola tiroteio, mas você só vê um lado da coisa; é um filme violento, mas a cena de maior violência ele joga a câmera para uma parede... Precisa dizer mais.
Vic Vega é o terceiro lugar da minha lista.

2º Lugar: Oh Dae-su (Oldboy 2003)
Dae-su é um cara problemático. Ele ficou trancado num quarto durante quinze anos, não tem piedade própria, mete porrada em quem estiver na frente... doidinho...
O filme Oldboy é um mergulho de cabeça numa piscina de pedra, duro e cruel, claro que tinhamos que ter aqui um personagem tão louco quanto a trama. Dae-su é um psicopata criado pela situação em que se meteu.
Dirigido pelo (na minha opniãso) genial Park Chan-wook, Oldboy nos joga numa cela nos primeiros minutos de projeção e assim como o personagem 3º lugar dessa lista, não sabemos o porque daquilo. Vale sempre lembrar que Oldboy é o segundo filme da famosa trilogia da vingança do diretor coreano, o primeiro longa é Mr. Vingança e a terceira parte se chama Mrs. Vingança, mas nenhum tem a genialidade de Oldboy.
Várias cenas marcam a psicose e loucura do cara. A da briga no corredor, a automutilação no final... São tantas que nem sei contar quantas.
Esse filme é obra obrigatória para todo mundo, lembrando que, têm que ter estômago!

1º Lugar: Jack Torrance (O Iluminado 1980)
Tenho que concordar com a lista em que me baseei para escrever essa minha lista. Jack Torrance é um cara louco mesmo. Fala que não vai fazer nada só esmagar o cérebro da esposa, arrebenta uma porta na icônica cena "Here´s Johnny!", quer matar o filho custe o que custar... Louco de internar!
O Iluminado, uma das muitas obras primas de outro mestre, Stanley Kubrick, foi um marco na história do cinema. Famoso por querer controlar tudo dentro do seu filme, Kubrick bateu o pé e filmou tudo em estúdio, quase tudo, tirando as cenas logo no início, o resto é tudo estúdio. Mal ou bem, ele criou o famoso Steady cam, o fotógrafo do filme não conseguia fazer o que o diretor pedia até inventar um meio de seguir Danny passeando de velotrol pelos corredores do hotel, esse meio foi aprimorado e hoje temos o steady cam. Se você não sabe o que é steady cam, vou te dar um exemplo. Veja Aliens o Resgate, repare na armadura e na arma da soldado Vasquez... é igual, tira a metralhadora e bota uma câmera no lugar.
O Iluminado teve uma minisérie para a tevê em 1997, no lugar do transloucado Jack Nicholson colocaram Steve Weber, do seriado noventista Wings.
Não têm uma cena que marque a loucura de Jack, mas sim, várias. A dele arrebentando a porta, a da escadaria "conversando" com sua esposa, ele escrevendo... Jack Torrence é o maior louco do cinema.

Comentem gente boa!



8 comentários

  1. Cecilia Barroso on 12 de maio de 2008 às 17:07

    Excelente idéia para uma lista...
    Mas cadê o Anton Chigurh? O psicopata do Javier Bardem em Onde os Fracos Não Têm Vez me deixou completamente apavorada...

     
  2. Thiago Flôres on 12 de maio de 2008 às 20:36

    Ficou de fora, é difícil fazer essas listas!!! Tanto psicopata que eu tinha que fazer os 50 maiores!!! Com certeza o Anton figuraria nela, na verdade, até pensei em colocar ele na minha lista...

     
  3. Anônimo on 28 de março de 2009 às 07:56

    Amigo vc esqueceu o 4° Lugar

     
  4. Mariana Raymundo on 25 de agosto de 2009 às 20:09

    desculpa, mas, cadê o nº 4??

     
  5. Anônimo on 1 de janeiro de 2010 às 19:18

    idiota. falow bonito, deu uma de sabe tudo e eskeceu do filme numero 4!

     
  6. Erasmo Portavoz on 21 de fevereiro de 2010 às 21:37

    Otima lista, mas faltou murphy de 3000 milhas para o inferno

     
  7. Rafael Santana on 30 de abril de 2010 às 17:08

    Que ruim em cara

     
  8. Anônimo on 22 de outubro de 2010 às 21:23

    Campanha - eu dou hadouken em tópicos inúteis!

    HADOUUUUUUUUUUUUUUUKEEEEEEEENNNNNNNNNNNN!!!!!!!
    ……………………………………........ ....………,--,~’’’~-,_
    ……………………………………….._,, ,,,,,-~’-,’’,~,-,’’~-, ‘-, /
    ……………………………………..,-‘ : ,--~~-,¯|’- ‘ .¯•~’-,-‘ … … …,-‘’¯|’/-
    ……….………………………….| : ,-‘ . . . . .’’¯¯’’’’~-,’~-~’’’’’’’~,--,| =’ .|¯ ……… -‘’’. . . __,,’’-, : : :-
    …………………………………….| : ‘, . . .__ . . . . . . . ¯’’¯¯’’~-,,’-,,,’-,,,-‘ ……… _’’-. . . ‘’-,,_¯ : : : : : \
    ……………………………………,’ : : ‘-,,__,-‘¯’’~~~’~-,,_ . . . .,-‘¯ ,’-~-,, ………’’’~-,. . <,,_: : : : : : :
    …………………………………| : : : : : : : : : : ‘, :| |… ¯’’’’’’’’’’~-,’ --, . | ………’’-,. . . . ._,,- : : : : :
    ……………………………… ,-~’’-,, : : : : : : : : : :| ,’’ … … ……….’-,,-,-, ……… ’’-,,_. . .<_,, , -‘’
    ……………………… … ,-‘’-‘/ : : : ‘’~-,,,____,,-~’-,,-´
    ………………………..,-‘’: : | : : : : : : :,’;|’,;‘, :,-‘’¯ : ¯’’~~-,,_
    …………………….,,‘’ : : : :¯’’’’~--,,,,,,’;,’-|;;|-‘’: : : : : : : : : : ‘,
    …………………,~’ : : : : : : : : : :_,,--|;;| .|;,’ :