Depois de muito blá, blá, blá na imprensa e de muitas especulações finalmente chegamos em 2008, na verdade estamos quase no final de janeiro. Esse é o ano em que veremos o maior ícone do cinema de aventura de volta às telas, veremos também o boina verde mais nervoso de todos os tempos retalhar mais alguns comunistas (ou qualquer coisa do tipo), dois ricaços usando toda sua grana para combater o crime, Will Smith em pelo menos dois blockbusters, mais um do Michael Moore, um gigante verde no Rio de Janeiro e uma infinidade de outros filmes dos mais diversos tipos.

O ano nem bem começou e já temos aí o pior dele. Isso mesmo, aquele que eu tanto defendia, Alien vs Predador 2. Cheguei até mesmo a dizer que os irmãos Strause deveriam ser os diretores de Exterminador do Futuro 4, mas sinceramente, McG é um Deus do cinema contemporâneo perto deles. Pelo lado bom da coisa, é janeiro e já temos o pior do ano. Então quer dizer que daqui pra frente só teremos obras primas? Duvido. Afinal, ainda estão por vir: Crônicas de Nárnia: o Príncipe Caspian, Em nome do Rei e muita coisa mais.

mesmo galerinha. Quem aí gostou de Crônicas de Nárnia?!?! Me pareceu um filme feito às pressas pra pegar um pouco do que restou de Senhor dos Anéis. Filmecos desse tipo são os de pior espécie. Lembra aqueles filmes de ação, daquela galera dos anos 90 tipos como: Billy Blanks, Mark Dacascos, etc e tal? Sabe. Esses buscavam "inspiração" (quando não eram cópias) de grandes sucessos do gênero. Pelo menos nesses casos, eram filmes divertidos, despretensiosos, o que não é o caso de Nárnia. Na boa, me deu muuuita vergonha alheia ao ver aqueles moleques com aquelas armaduras toscas (que mais pareciam tiradas de uma escola de samba chinfrin) tirando uma de Aragorn e companhia... Quer saber, Nárnia me irrita. Da mesma maneira que Uwe Bol, que, graças aos deuses, teve seu último big-budget lançado nos EUA (último mesmo, agora só filme sem grana). Não adianta falar, Bol é uma das piores porcarias que o cinema já teve o desprazer de conhecer, tirando a cena inicial de Postal, aquela que postei umas duas semanas atrás, o cara só faz lixo.

Raivinhas minhas à parte, vamos ao que interessa: o que podemos esperar de bom esse ano. Basicamente aquilo que eu disse lá em cima.

A primeira boa surpresa que Hollywood nos trouxe esse ano foi, é claro, a visita do Fresh Prince em pessoa à Cidade Maravilhosa. Will Smith tomou caipirinha, fez gracinha na coletiva, contou piada e foi até mesmo alvo de fofoca de alguns canais que vivem de migalha, tudo isso para divulgar Eu Sou a Lenda. Depois de duas adaptações, 1964 e 1971, a história ganhou ares contemporâneos e até mesmo menos fantasiosos. Mesmo assim não é o que eu mais espero nesse inicio de ano. O Gangster, novo filme de Ridley Scott reúne o astro favorito do irmão marketeiro de Ridley e o astro favorito do diretor de Blade Runner. Denzel é o cara mal que resolve colaborar com o tira Russel Crowe na limpeza de NY. Cara, qualquer filme do Ridley eu topo. Ele é fodástico mesmo.

Daí à algumas semanas chega o filme de Bang-Bang Os Indomáveis. De novo com Russel Crowe levando o bandido Christian Bale para a prisão no velho oeste. É o western voltando à vida? Acredito que seja alguma coisa do tipo, e não é a toa que um tempo depois chegam às telas daqui o mais novo dos irmãos Cohen, Onde os Fracos Não Têm Vez, que é tido pela crítica de lá como um western contemporâneo. Ok, galerinha. Western é um dos meus estilos de filme favoritos, são nesses clássicos que temos os planos mais bonitos e bem trabalhados do cinema. Não estou falando nas centenas de filmes produzidos à toque de caixa na Itália, com algumas exceções, onde litros de suco de tomate eram usados como sangue, estou falando em Era Uma Vez no Oeste, Sete Homens e Um Destino, na verdade qualquer filme de Sérgio Leone e ou que tenha o Clint. Em meio à edições clipadas e filmes que mais parecem comerciais é um fôlego novo nesse mundão moderno em que estamos vivendo. Para completar os Westerns do ano, vamos falar do já favorito para o Oscar There Will be Blood, só fiquei sabendo desse ai no final do ano passado quando rolou o primeiro trailer. Gostei muito! Me pareceu o tipo de filme que a Academia ama, quer valer quanto que ele leva algumas estatuetas para casa?

Algum tempo depois vamos ver o Jared Leto quase 30 quilos mais gordo na pele do assassino de John Lennon, mas sei lá heim, Leto e Lindsey Lohan estrelam esse filme... Fico com meus dois pés atrás... Bem, mas um dos filmes mais falados do meio de 2007 pra cá, Cloverfield, o filme de "monstro-gigante que destrói uma cidade" de JJ Abrams chega por aqui logo na primeira sexta-feira do segundo mês de 2008. Pra você entender o que é esse projeto, é uma espécie de Bruxa de Blair que transou com Godzilla. Estou contando os dias para ver esse filme.

Preferências à parte... Mentira. Rambo 4 vêm logo depois. O boina verde mais malvado de todos os tempos volta retalhando rebeldes orientais (mais uma vez) com um cutelo feito em casa. Li o roteiro e é o tipo de filme que macho gosta, pouco papo e muito, mas muito mesmo, tiro e explosão, sem contar a já clássica cena de .50 à queima roupa num pobre coitado. Deixe a namorada, noiva ou esposa em casa e vá ver esse com um baldão de pipoca e dois litros de refrigerante (Coca zero de preferência).

Um filme muito comentado por ai, eu só coloquei o pôster por ter achado bonito, é Jumper, com o wannabe de Darth Vader, Hayden Christensen e o badassmother-fucker Samuel L. Jackson. Ok, a história pode até ser interessante, mas, podem me chamar de chato, eu NÃO gosto de Hayden Christensen. Mesmo assim, devo ir no cinema ver esse filme (que também tem o Billy Elliot, Jamie Bell, como vilãozinho) mais por causa de Mr. Jackson mesmo (meu sonho é dirigir um curta e colocar ele de figurante num boteco vestido como malandro carioca). Ainda nessa minha listinha de filmes "maomenos" tem: O Olho do Mal, com o piteuzinho, Jéssica Alba e Agente 86, só vou ver esse mesmo por causa da Anne Hathaway.

Pouco antes das férias escolares, quando os cinemas ficam insuportáveis de tão cheios e de tão bagunçados, vamos receber Speed Racer, do irmão Andy e do(a) irmão(ã) Larry Wachowski (sério gente, o Larry mudou de sexo né?!?!). No princípio, nos stills, fiquei decepcionado, mas depois de ver o trailer fodástico do longa... confesso que precisei de auxílio médico.

Nessa época também chega a mais “nova” empreitada de Tarantino. À Prova de Morte, segunda parte do espetáculo idealizado por ele e Robert Rodriguez: Grind House. O segmento de Rodriguez, Planeta Terror chegou aqui lá pelo meio de novembro do ano passado e muito pouca gente viu, uma pena. Grind House era uma homenagem às seções de filmes trash que Tarantino cresceu vendo, só que a visão capitalista da coisa transformou um filme em dois, mesma coisa o que aconteceu com Kill Bill e o que vai acontecer com o último filme de Harry Potter. Nem falei isso no Hamburguerama, mas é verdade, os produtores da série vão dividir Relíquias da Morte em dois, a desculpa é que assim eles podem captar toda a essência do livro... Conta outra vai!

Esfregando as mãos agora... Antes de qualquer coisa, sou fã incondicional de Indiana Jones, gosto de todos os filmes do arqueólogo de maneira igual, tenho grande carinho pela série, assim como tenho carinho pela trilogia clássica de Star Wars. Acho que todos os seres vertebrados do universo sabem que dia 22 de maio veremos Indy de volta às telonas na quarta aventura dele. Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, vai ser visto por mim pelo menos umas três vezes. Se hoje eu amo cinema foi, em parte, “culpa” dessa série e não me venham com críticas negativas à esse filme, duvido que depois de trocentos anos falando na quarta aventura, Spielberg erre a mão. Esse é o tipo de coisa que está acima do certo e errado, assim como Orson Welles, Kubrick, Linch e etc.

Ano passado esteve nas salas o, na falta de adjetivo melhor, patético, O Atirador com Mark Wahlberg. Filme que chegou em muitas salas no Brasil mas não fez tanto barulho quanto esperado. No final do ano também apareceu outro filme do atarracado ator ex-rapper, Os Donos da Noite, que em contrapartida é um excelente filme, quase uma aula de cinema pra essa galera, mais uma vez, que se amarra em montagem clipada (volto a falar que não tenho nada contra isso é até interessante em alguns casos). Então, logo no inicio de junho vamos ver o Mr. Good Vibrations de volta às telonas por aqui estrelando no novo filme de M. Night Shyamalan, The Happening. Só espero que ele não ganhe um nome aqui como Unbreakable que ficou com o ridículo (ridículo mesmo) título Corpo Fechado.

Mas logo depois vem a época mais insuportável de entrar numa sala de cinema: Férias! Ai é aquilo né, o pai deixa o filho e quinze amigos na porta do shopping, os moleques vão no McDonalds enchem a pança de Big Mac e depois vão tocar o terror numa sala onde está passando o filme da semana. E você lá, quietinho, sentado, tentando ver o filme em meio à guerra de pipocas, lasers na tela e todo o tipo de traquinagem dessa molecadinha sem educação. Sério senhores pais, dêem mais educação aos seus filhos, quando eu ia ao cinema com os meus amigos, na época do colégio, a gente não fazia algazarra durante a projeção. Mesmo assim, você vai no cinema nessa época! Pelo menos eu vou, mesmo pegando aquela sessão quase de madrugada. Só pra você ter uma noção, nessa época vamos ver por ai: Homem-de-Ferro e o novo do Hulk (com crossover e tudo!), também a animação mais fofa dos últimos anos, Wall-E e é claro a volta de Batman!

Esse último aí merece um parágrafo só dele, né verdade? A comentada continuação de Batman Begins chega por aqui em 18 de julho. O trailer é de tirar o fôlego e o Heath Ledger está assustador como o Coringa. Dores de cotovelo de Jack Nicholson à parte acho que ele vai ser um vilão diferente daquilo que vimos até hoje, esqueça aquele troço histérico do seriado da tv e esqueçam o próprio Nicholson. Christopher Nolan promete um vilão mais como o Alex de Laranja Mecânica. O que eu sei até agora é que o Cavaleiro das Trevas vai cortar um barato nesse filme, tô doido pra ver.

Na verdade, todos os filmes que citei merecem um destaque maior. Wall-E promete ser uma animação quase muda. Não vamos ter diálogos na história do robozinho simpático. O trailer é divertido ao melhor estilo Pixar. Cheguei até mesmo a soltar um "ôôôhhh" no final dele.

Se você acompanha o Hamburguerama deve saber que estou doidinho pra ver os filmes dos super-heróis da Marvel: O Homem-de-Ferro e o Incrível Hulk. Não só pelos heróis em si, mas também pela promessa de uma cena que vai ligar os dois filmes e a futura promessa de utilizar essas cenas para interligar todos os vindouros filmes da casa para um dia rolar um filme dos Vingadores. É a Marvel mostrando respeito pelas suas criações, pena que a DC/Warner querem um elenco desconhecido em Liga da Justiça, que não vai rolar tão cedo!

Vamos parar por aqui e continuar uma outra hora, afinal estamos ainda no meio do ano (e nem falei dos mais... mais... dessa época), tem muita coisa pra rolar até dezembro.

Inté!

0 comentários