Estou me sentindo um pai ausente. Não por vontade própria, muitas coisas aconteceram nesses últimos dias: Uma cirurgia emergencial na família, o google addsense suspendendo minha conta, falta de internet em casa, placa de rede de TPM... Bom, mas agora estou de volta com gás total, porém não esperem grandes novidades por esses dias, afinal estamos para terminar 2007 e acredito que muita pouca coisa vai acontecer no mundo do cinema.

2007 passou voando né mesmo? Você se lembra dos filmes mais vistos pelas salas do Brasil? Não? Ainda bem que eu pesquisei isso né!



10º - Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado

O primeiro tinha um tom meio infantil, um apelo óbvio para atrair a molecada para o cinema, mas até que foi uma diversão despretensiosa o típico filme que você não odeia e nem ama (isso comigo, já que nunca gostei muito do super-grupo nos quadrinhos). Nessa segunda aventura o mundo está ameaçado por uma força maligna que devora planetas inteiros e o Surfista Prateado vai na frente abrindo terreno para a tal força maligna. Nada de mais esse filme. Novamente o diretor Tim Story (de Táxi, arghhhh!!!!!) apela para o público infantil com as piadas fáceis e trama bem simples (muito feijão com arroz na minha opinião). Se houver um próximo, a Marvel bem que poderia colocar um diretor com a mão mais pesada e fazer um filme relevante sobre o grupo.




9º - Ratatouille

As aventuras do ratinho Remy que quer se tornar um chef num restaurante qualquer em Paris. Meio anti-higiênico imaginar um rato cozinhando para você, ainda mais um rato de esgoto. Mas, o longa de animação é bem divertido, claro, é o mínimo que podemos esperar de Brad Bird que também dirigiu (o melhor longa de animação!!!!!!!) Gigante de Ferro e Os Incríveis.




8º - Simpsons: o Filme

Sabe, é aquela coisa, o filme dos Simpsons (o melhor desenho animado da tevê nos últimos cento e vinte e sete anos) ficou parecendo um episódio esticado. Sério mesmo, já vi muitos episódios que dariam um filme melhor, mas estamos falando de Os Simpsons.

Ver Bart, Hommer, Lisa, Meg e Marge e todos os outros moradores de Springfield durante uma hora e quarenta minutos é sempre bom, mas lá pelo meio o filme vai perdendo o ritmo.

Vale por ser o filme da família mais engraçada dos EUA e pelas piadas e cenas já clássicas (martelo no olho, o bilau do bart e todos os duhg! De Hommer)




7º - Tropa de Elite

O filme brasileiro mais falado do ano. Não por ser um filme de gênero ou por criticar a playboyzada que sustenta o crime, mas por ter sido pirateado (provavelmente por um estagiário da produtora).

É um filmão mesmo e é um filme de ação, isso que eu mais gostei. Finalmente o Brasil viu que existem gêneros e que o cinema não se resume a somente putaria biografias e filme regional, se bem que Meirelles já tentou fazer isso por aqui com Cidade de Deus.

Falando em Meirelles, uma pena que o filme não tenha sido dirigido por ele! Padilha é um cara que sabe o que faz, mas mesmo assim, não têm aquela mão pesada na câmera que Fernando Meirelles têm.




6º - 300

Muita especulação em torno de mais essa adaptação em cima da obra de Frank Miller. Infelizmente é um filme decepcionante! O diretor, Zack Snyder, é um cara que têm um senso estético muito apurado, mas não é só de um visual que um filme vive. O ritmo é inconstante e não sabemos ao certo quanto tempo passou de uma cena para outra.

O foco do filme é diferente daquele apresentado na Graphic Novel, o que faz com que a película se perca em certos momentos. Muito falada também foi a participação de Rodrigo Santoro no longa como o vilão Xerxes.

É um filme que vale mesmo pelo look e pelas cenas de ação.




5º - Uma noite no museu

Ben Stiller preso num museu onde tudo ganha vida após o fechamento do lugar. Esse filme de comédia chegou por aqui sem fazer muito estardalhaço e abocanhou o quinto lugar nas bilheterias brazucas.

Gosto muito do Ben Stiller (e de papai e mamãe Stiller também), acho ele um cara engraçado e um ator bastante competente. O filme também é bem engraçado e vai até ganhar continuação em 2009.




4º Piratas do Caribe: No fim do mundo

O mais chato de toda a trilogia! Tanta especulação em torno da conclusão da aventura de Jack Sparrow, Will Turner e Liz Swann. Chato mesmo! O primeiro foi bem divertido, o segundo melhor ainda agora esse... Já deu pra entender que não gostei nem um pouco.

Mas o filme vale mesmo pelo atrapalhado e engraçado capitão Sparrow (Johnny Depp) que vai até ganhar uma aventura solo, graças aos finais abertos hoje mania em Hollywood.




3º Harry Potter e a Ordem da Fênix

Na minha opinião o ponto de virada da série de livros adaptados para o cinema do bruxinho aconteceu em o Prisioneiro de Azkaban com a direção madura de Alfonso Cuarón. Mas o diretor inglês David Yates soube manter o tom adulto que a série assumiu depois dos dois primeiros filmes.

A direção desse é a melhor de toda a série, não é a toa que o inglês vai dirigir a sexta aventura do bruxo.



2º - Shrek 3º

O ogro voltou a dominar as bilheterias por aqui. Na terceira, e mais fraca, aventura ele deve achar Justin Timberlake (que só conseguiu o papel porque namorava a Cameron Diaz na época) para assumir o trono do reino de Far, Far Away. Fórmulas parecidas com as da usadas nos outros filmes da trilogia fazem com que o filme deixe um gosto de “já vi isso”.




1º Homem-Aranha 3

O pior disparado de toda a trilogia do aracnídeo! É chato, sem ritmo, infantil e se perde em diversos momentos.

Nessa aventura o Cabeça de Teia deve lidar ao mesmo tempo contra três inimigos: Homem-Areia, Duende Macabro e Venon. Muita gente e pouco tempo, me pareceu que os roteiristas se lembraram do Venon lá pelo final da trama e pensaram “cacete! Temos que coloca-lo em algum lugar!!!” Coisa de roteirista de terceira categoria, ou de filme encomendado por produtores que só visam grana. Me fez até mesmo lembrar das longínquas épocas de faculdade onde um “professor” de roteiro meu adorava essas coisas de “ter que justificar tudo tim-tim por tim-tim num roteiro se não o roteiro não presta”.

0 comentários